Indac quer ajudar transformadores, arquitetos e designers a entregarem o produto perfeito em acrílico

Instituto pede que transformadores e outros profissionais que trabalham com acrílico esqueçam o preço e foquem na valorização de seu trabalho e na superioridade do material e das peças feitas com ele

Além do trivial: Livros-pássaros em acrílico feitos pela Artcryl para exposição David Bowie em São Paulo

Chega de brigar por preços em um mercado de commodities cada vez mais competitivo e pouco lucrativo. Esse é o recado de um dos entrevistados da série “O Produto Perfeito em Acrílico”, produzido e divulgado pelo INDAC (Instituto Nacional para Desenvolvimento do Acrílico). O episódio um já está on line. Para assisti-lo, basta entrar no site do INDAC (www.indac.org.br/produto-perfeito-em-acrilico/) e deixar nome e e-mail que o link do vídeo será enviado automaticamente.

Ao todo, a série conta com três partes, que serão liberadas semanalmente. Na primeira, Carlos Rizzo, arquiteto fundador da Acrilaria, fala das características do acrílico e de todas as qualidades sensoriais do material, como leveza, resistência e transparência, que devem ser valorizadas por quem trabalha com ele. Além da facilidade com que pode ser trabalhado, cortado, dobrado, colado e moldado. “Para qualquer projeto que se faça, são tantas as opções oferecidas [pelo acrílico] para os designers e arquitetos que é impossível não notar. Eu me apaixonei”, afirma.

Rizzo ainda fala sobre a escolha da chapa e de como a espessura certa pode ajudar a valorizar e aumentar o valor agregado de uma peça. “É claro que a escolha da chapa impacta diretamente no valor da peça, mas também valoriza muito o produto”, por isso, recomenda também: “Se existe uma economia que não vale a pena é a compra de chapas sem procedência”

No episódio dois, gravado na sede da Castcril – maior produtora de chapas acrílicas da América Latina –, os engenheiros da empresa, Orlando Silva e Marcos Ramirez, apontam as diferenças entre as chapas de acrílico comercializadas no país e no mundo e toda a variedade de tamanhos, espessuras e cores disponíveis no mercado. “Hoje desenvolvemos seguramente mais de 1200 cores”, diz Marcos, que ainda fala das chapas especiais, feitas sobre encomenda, e orgânicas, feitas com inserção de materiais de diversas origens na composição da chapa, como fibras naturais, folhas, tecidos e minerais, entre tantos outros.

Qualidade e logística também foram assuntos discutidos pelos profissionais, que garantiram estoque para fazer a liberação de entrega de acrílico cristal em até 72 horas, sem necessidade de uma cota mínima de compra.

E como não basta dominar processos técnicos e ter bons fornecedores para sobreviver no mercado, o terceiro vídeo da série leva aos transformadores algumas dicas de como vender melhor seu produto. Nele, Rodrigo Vera Sanches, diretor da Ágora Interativa, e João Orlando Vian, consultor executivo do INDAC, explicam a importância do posicionamento da empresa no mercado, inclusive na internet: “Melhor forma de se destacar é através da exposição de um processo que a marca domine com excelência. Se é a alta capacidade técnica, então isso deve ser levado ao público. Para que no futuro você se torne referência nisso, entre os clientes e até mesmo concorrentes”, explica Sanches.

Mas as vendas não dependem apenas de marketing. Atendimento, informação coerente e suficiente, cuidado com pós-venda, tudo isso e muito mais é discutido no capítulo três de “O Produto Perfeito em Acrílico”.

Se você é transformador, vale muito assistir. Os vídeos têm em média 15 minutos cada. Os temas também são pertinentes e podem ajudar designers e arquitetos a entenderem melhor o universo do acrílico, que poderá agregar mais valor e beleza a seus projetos. Para esses profissionais, aliás, o fundador da Acrilaria recomenda em sua entrevista que procurem transformadores capacitados e que possuam o Selo INDAC.

Se o cliente ficar na dúvida, o Instituto mantém o programa Acrílico em Ação. Por meio dele, ajuda o interessado a pensar seu projeto e encontrar um transformador de acrílico indicado para cada caso. Tudo isso, gratuitamente. Contato através do site: www.indac.org.br, no link Iniciativas e Publicações e, depois, selecionar Acrílico em Ação – Assessoria Gratuita Especializada.

Sobre o INDAC                                                                                                                                   O Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico é uma organização criada há 17 anos, por empresários da livre iniciativa do setor com objetivo de promover o uso correto do acrílico, difundir o conhecimento das suas propriedades e aplicações, além de ampliar sua participação no mercado, por meio da indicação de seus associados.                             A entidade, geradora de negócios e difusora de conhecimento para o setor de acrílico, reúne atualmente 45 filiados em todo o país.