Pavan Zanetti na Plástico Brasil

Empresa completou 50 anos em 2016

Na Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha, de 20 a 24 de março no São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes, todos os envolvidos na Indústria do Plástico no Brasil terão oportunidade de entrar em contato com o que há de mais atual e moderno no mercado mundial de máquinas e equipamentos para transformação, resinas, matérias primas, soluções técnicas, insumos, acessórios, e demais complementos voltados para o setor.

Sopradora Pavan Zanetti 600/15 D
Sopradora Pavan Zanetti 600/15 D

Além das máquinas tradicionais no mercado de transformação a Pavan Zanetti apresentará a primeira máquina sopradora híbrida desenvolvida e fabricada no Brasil. Reiterando o pioneirismo de sempre, esta máquina apresenta uma considerável economia de energia em relação as suas concorrentes similares. Trata-se de uma sopradora Bimatic modelo BMT 20.0 S/H híbrida, com cabeçote simples e novidades no sistema de deslocamento dos carros porta moldes, que deixaram de ter acionamentos hidráulicos e passaram a ter acionamentos através de motores elétricos e inversor. Esta mudança trouxe uma redução no consumo energético na casa dos 6% em média a comparar com máquina similar no mesmo trabalho, além de que, uma mudança desta não propicia apenas menor consumo energético, propicia também, uma maior repetibilidade da máquina, menor nível de ruído, menor nível de contaminantes no ar, menor troca de calor com o óleo (redução na energia da torre de resfriamento também), menor custo do óleo hidráulico na aquisição e no descarte do mesmo, ambiente mais limpo, sobreposição de movimentos, resumindo tudo isso, aumento de produtividade, mais peças com os mesmos recursos, menor custo individual. Estará soprando bombonas de 20 litros. Dando andamento, nosso objetivo é transferir esta tecnologia para toda linha Bimatic e futuramente para toda nossa linha de sopradoras e máquinas fabricadas no Brasil.

Máquinas em exposição no estande Pavan Zanetti:

LANÇAMENTO: Nova Sopradora Bimatic – sopradora para pré-formas de PET série Petmatic, sistema 7.000, totalmente automatizada, soprando em torno de 7.000 frascos de 500 ml por hora. A capacidade deste modelo vai até frascos de 5 litros.

– A série de injetoras estará representada no estande pela máquina injetora HXF 128, de alto desempenho, com baixo consumo energético, em ciclo de trabalho contínuo, injetando pratos descartáveis de poliestireno em ciclos de 5 segundos, 720 unidades/hora, peso unitário 20 g, plastificando em média por hora 15 kg de material. 

Além do próprio estande da Pavan Zanetti, as máquinas estarão no Projeto Recicla Brasil. O Projeto  é uma ação educativa que reúne representantes da cadeia produtiva e entidades setoriais para divulgar informações sobre a importância do plástico, suas contribuições para a sociedade, sua reciclabilidade e a variedade de aplicações para os plásticos reciclados. Durante os dias do evento, todo o resíduo plástico gerado na feira, desde a montagem até a desmontagem, será coletado e encaminhado para ser reciclado e transformado em novos produtos. A Pavan Zanetti estará presente na Operação Reciclar através de uma máquina sopradora Bimatic, modelo BMT 3.6 S, em pleno funcionamento.

Conforme informou um membro da empresa, “Os benefícios de ser um cliente Pavan Zanetti, vão além da possibilidade de possuir os melhores produtos em sua linha de atuação: a empresa hoje é a melhor avaliada pelos usuários em vários quesitos, sendo a de melhor assistência técnica e apoio ao transformador, antes e depois da venda, com total apoio na escolha da melhor máquina, assessoria financeira na aquisição e o melhor pós venda.

Plástico Brasil apresenta lançamentos dos principais players do segmento de matérias-primas

Braskem, Activas, Aditive, Advanced Polymers, Bevi Plastic, Cristal Master, FG Resinas, Global Plastics, Mais Polímeros, MMS Plásticos, Piramidal, Plascomcor, Premix e Replas são algumas das grandes marcas que levarão para a feira seus principais produtos, lançamentos e serviços.

Um dos segmentos muito bem representados na Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha, de 20 a 24 de março, no São Paulo Expo, é o de matérias-primas. Durante a feira, algumas das principais marcas do segmento estarão presentes para apresentar seus produtos e lançamentos.

Entre os grandes players estão a Braskem, Activas, Aditive, Advanced Polymers, Bevi Plastic, Cristal Master, FG Resinas, Global Plastics, Mais Polímeros, MMS Plásticos, Piramidal, Plascomcor, Premix e Replas e outras.

A Bevi Plastic atua há 29 anos no mercado, apresentando soluções com alta tecnologia em cores e aditivos. A empresa é certificada ISO 9000-2008 e atende todas as normas nacionais e internacionais. O destaque em seu estande na Plástico Brasil é seu principal diferencial: fabricar sob encomenda qualquer tipo de cor em todos os tipos de resina, seja ela material de engenharia, poliolefinico, estirenicos, PVC e material biodegradáveis, em pequenas quantidades (25 Kg) de masterbatch.

Já o Grupo MMS Plásticos, com mais de 19 anos de know-how no segmento de matérias-primas, apresenta as chapas de fabricação própria (PSAI, PS Cristal, ABS, Policlear G, PP Corrugado e Acrílico Diffuse), além das Bobinas PSAI, ABS, Policlear G as Resinas de Poliestireno (PS) da UNIGEL, que a empresa distribui. Os serviços de Laminação, Moagem e Regranulação também estarão em evidência em seu estande.

Desde 2003 atuando no mercado de beneficiamento e industrialização de termoplásticos, a Plascomcor vai expor produtos de duas de suas linhas: a Plascomplus, representada por Compostos Técnicos, Aditivados, Tingidos e Blendas Poliméricas; e a Plascomaster, composta por concentrados de cor ou aditivos funcionais.

Além da distribuição das principais resinas termoplásticas e filmes de BOPP, a Replas, com mais de 30 anos de experiência no segmento e uma das principais distribuidoras de usinas termoplásticas do País, também está atuando no mercado de filmes de polietileno e termo-contrátil (shrink) por meio de sua fábrica em Manaus-AM, com capacidade de produção para 350 kg/hora.

Os filmes de polietileno de baixa densidade da marca – utilizados pelas indústrias alimentícia, de bebidas, moveleiras, pisos e cerâmicas, entre outras – apresentam ótima selagem, boa transparência e resistência ao rasgo, alta resistência mecânica e controle do encolhimento e espessura do filme.

Empresas italianas apresentam suas máquinas e soluções para o mercado brasileiro na Plástico Brasil

Numa iniciativa da ASSOCOMAPLAST, feira reunirá um grupo de expositores italianos que vêm ao Brasil em busca de novos clientes ou para ampliar seus negócios.

Na Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha, de 20 a 24 de março, no São Paulo Expo, transformadores e profissionais da indústria do plástico terão a oportunidade de entrar em contato com o que há de mais atual no mercado mundial de resinas e matérias primas, insumos químicos, máquinas, equipamentos e soluções voltadas para o setor.

Numa iniciativa da ASSOCOMAPLAST – entidade que representa os fabricantes italianos de máquinas, equipamentos e moldes para a indústria de plásticos – a Plástico Brasil vai abrigar o Pavilhão Italiano. Neste espaço, um grupo de empresas italianas vai apresentar seus produtos e soluções com a expectativa de conquistar novos clientes ou ampliar seus negócios no Brasil.

O Pavilhão Italiano é resultado do forte trabalho de promoção internacional da Plástico Brasil e da relevância e credibilidade que a feira conquistou já em sua edição inaugural.

Inovação e tecnologia

A Bandera, por exemplo, destaca entre seus lançamentos uma inovadora tecnologia de embalagem isolante para preservação de alimentos, enquanto a Eletronic System, líder mundial em sistemas de controle e automação, vai apresentar novas interfaces de seus softwares. A FB Balzanelli trará novidades em bobinas automáticas e sistemas de paletização, e a Frigosystem vai mostrar as novas versões do seu dry cooler – que ganhou uma gama maior de controladores de temperatura de água e óleo – e do chiller de ar para filme plástico.

Presente na indústria brasileira de automóveis e lentes, a Helios Quartz vem à Plástico Brasil para demonstrar as últimas inovações em tecnologia de raios infravermelho e ultravioleta e, com isso, estreitar o relacionamento com a indústria do plástico. Já a IPM destaca sua ampla gama de máquinas para extrusão, corte, fenda e dobra, transportadores, empilhadores, rosqueadores e outros equipamentos construídas sob demanda.

A ITIB tem uma grande oferta de aplicações com tubulações onduladas que podem ser usadas na construção civil, infraestrutura, agricultura, segmento médico, indústria automotiva e outras. A Macchi aposta no crescimento das embalagens tipo “stand-up-pouch” e oferece uma linha de extrusão projetada para trabalhar com filmes de diferentes espessuras e rigidez. Também na área de extrusão, a Maris destaca entre seus lançamentos as aplicações que utilizam sua tecnologia patenteada recentemente.

A Presma vem ao Pavilhão Italiano da Plástico Brasil para promover sua gama de máquinas e mostrar as facilidades que elas podem proporcionar aos transformadores, com destaque para a injetora para plásticos e borrachas para atender a produções não padronizadas. Com foco na automação, a Proximon oferece uma série de soluções, como turbomixadores de alta velocidade (simples ou combinados com refrigeradores de alta eficiência) e misturadores. A empresa divulga também a Proximon Lab, uma sala de testes construída em suas instalações na Itália para realizar ensaios com seus misturadores e os produtos dos clientes.

“O Pavilhão Italiano vem reforçar o caráter internacional da Plástico Brasil, que conta com o apoio das entidades mais representativas dos fabricantes de máquinas para a indústria do plástico e borracha em todo o mundo, como a europeia EUROMAP/VMDA, a norte-americana PIA, a Argentina CAIP e a mexicana ANIPAC, entre muitas outras”, afirma Liliane Bortoluci, diretora da feira. “Além disso, amplia a oferta de soluções para nossos visitantes, que terão os grandes fornecedores do Brasil e do mundo reunidos num único evento”.

PETtalk define temas que serão apresentados na Plástico Brasil

Novidades tecnológicas em processos e sistemas industriais, reciclagem, meio ambiente, design, Política Nacional de Resíduos Sólidos e apresentação de números do setor fazem parte da programação que será oferecida aos visitantes em dois dias da feira, 21 e 22 de março.

Tradicional encontro para apresentar novas tecnologias, cenários e temas atuais e relevantes do segmento, neste ano o PETtalk – Conferência Internacional da Indústria do Plástico será realizado durante a Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha, no São Paulo Expo.

Promovido pela ABIPET – Associação Brasileira da Indústria do PET, o evento ocupa parte da programação técnica de dois dias da feira, 21 e 22 de março. O conteúdo, sempre abordado de forma técnica e objetiva, vai tratar de sistemas de injeção, para condicionamento da resina, e para fechamento e rotulagem; aditivos e pigmentação; resina pet; processos de envase e equipamentos; entre outros temas.

Dentro do macro tema Reciclagem, serão abordados: equipamentos para separação óptica; pós-condensação; filtragem; e soluções para bottle-to-bottle. Design de embalagem e eco design também fazem parte da grade, assim como a apresentação dos números do setor (consumo de resina PET, mercados consumidores de embalagens de PET, tendências de consumo, reciclagem).

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, em vigor desde 2010, mais uma vez recebe atenção no PETtalk, dado seu impacto direto na indústria de embalagens, apontada pela legislação como corresponsável pela destinação adequada dos resíduos.

O encontro é voltado a fabricantes de máquinas e equipamentos, prestadores de serviços, usuários das embalagens (brand owners), produtores de resinas e preformas, sopradores, recicladores e outros profissionais ligados à cadeia produtiva. As inscrições para PETtalk na Plástico Brasil estão abertas e podem ser feitas no site da ABIPET (www.abipet.org.br). O investimento é de R$ 340 para associados da entidade e R$ 620 para não associados. As vagas são limitadas.

Numa iniciativa inédita no País, Plástico Brasil fará demonstração de SMED em tempo real

No espaço, fruto da parceria da Plástico Brasil com SENAI e as empresas Romi, Stäubli, Berg Steel, Piovan e Previsão, sessões diárias vão apresentar a troca rápida de moldes, acompanhada de mini palestras.

Diminuir o tempo de setup para melhorar a produtividade tem sido um dos grandes desafios da atividade industrial nas últimas décadas. Fiel à proposta de contribuir não só para os negócios, mas também para a capacitação e o desenvolvimento tecnológico do setor, a Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha, de 20 a 24 de março, no São Paulo Expo, vai apresentar o espaço “SMED – Single Minute Exchange of Die – Troca Rápida de Moldes”.

O SMED, metodologia que tem como objetivo a redução do tempo de setup para menos de 10 minutos (o “single minute” do nome), será demonstrado na feira por meio da troca de moldes de uma máquina injetora – um dos processos que mais demandam parada de máquina dos transformadores de plástico e borracha.

Inédito no segmento de feiras no País, o espaço “SMED – Single Minute Exchange of Die – Troca Rápida de Moldes” é resultado de uma parceria da Plástico Brasil com o SENAI e um grupo de empresas expositoras: Romi, Stäubli, Berg Steel, Piovan e Previsão.

A combinação de moldes equipados com sistema de placas magnéticas e o posicionamento racional de talhas, carrinhos, bancadas e racks pretende provar aos visitantes da feira que é possível aumentar a produtividade das linhas sem investimentos vultuosos.

Estão previstas quatro sessões de troca rápida de moldes em cada um dos cinco dias da feira, às 11h, 13h, 15h e 17h. Enquanto os operadores executam o procedimento, instrutores do SENAI e especialistas das empresas parceiras farão mini palestras explicando todo o processo aos visitantes. Um cronômetro instalado no espaço vai aumentar o desafio do tempo de setup em um dígito.

Queremos mostrar para os transformadores que eles podem ter nas suas empresas uma linha tão produtiva como a que vamos apresentar no espaço SMED. A tecnologia já está disponível, basta racionalizar melhor os recursos e os investimentos”, diz Liliane Bortoluci, diretora da Plástico Brasil.

Indústria 4.0: Seminário Internacional na Plástico Brasil fornece soluções práticas para empresas

Palestras serão apresentadas no dia 20 de março, primeiro dia da feira, por especialistas nacionais e internacionais da VDMA – Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas. As inscrições já estão abertas.

Linhas de produção em que sistemas inteligentes colocam as máquinas para “conversar” com outras máquinas e produtos, dispositivos que alertam para a tomada de ações e informação processada e distribuída em tempo real entre subsidiárias separadas por um oceano de distância.

O que há poucos anos pareceria obra de ficção científica, hoje a Indústria 4.0 é uma realidade cada vez mais próxima dos fabricantes brasileiros. Mas por tudo que ela representa em termos de inovação e mudança de paradigma, ainda provoca dúvidas.

A Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha, de 20 a 24 de março, no São Paulo Expo, dá sua contribuição para o desenvolvimento do setor com a realização do Seminário Internacional Plástico Brasil – Rumo à Indústria 4.0 no dia 20, a partir das 13h30.

As palestras serão apresentadas por especialistas nacionais e internacionais da VDMA, a associação que representa os fabricantes de máquinas na Alemanha, um dos países mais avançados na implantação da Indústria 4.0.

Realizada pela ABIMAQ e VDMA, a iniciativa visa principalmente oferecer aos visitantes da Plástico Brasil – transformadores e profissionais da indústria do plástico, que atendem e atuam em diversos segmentos – uma melhor compreensão sobre as novas aplicações e soluções práticas dentro do escopo da Indústria 4.0.

As palestras acontecem no mezanino do São Paulo Expo e a inscrições podem ser feitas pelo link http://plasticobrasil.com.br/pt/a-industria-do-plastico-rumo-a-industria-40. O investimento é de R$ 80 para associados da ABIMAQ, ABIQUIM e VDMA e R$ 120 para demais interessados.

Confira a programação:

Dia 20 de março

13h30: Abertura – Moderador: Paulo Roberto dos Santos, da Zorfatec

13h45: Keynote Speaker Internacional: Global Trends for Plastics and Rubber Machinery (Tendências Globais para Plásticos e Máquinas de Borracha), por Thorsten Kü, Diretor Executivo da Câmara de Máquinas para Indústria do Plástico e da Borracha, VDMA – Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas

14h25: Palestra: Máquinas para Plásticos e a Indústria 4.0, por Paulo Garrido, Chefe da Engenharia de Aplicação de Máquinas para Plásticos da Indústrias Romi

14h45: Palestra: Plástico Verde – Manufatura Aditiva, por Everton Simões Van Dal, da Braskem

15h30: Keynote Speaker Internacional: Standardisation as the Key for Industrie 4.0 (Padronização como Chave para Indústria 4.0), por Harald Weber, Gerente de Tecnologia, VDMA – Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas

16h10: Palestra: Internet das Coisas

16h35: Palestra: Novo Perfil do Profissional da Indústria 4.0, por Osvaldo Maia, Gerente de Inovação e de Tecnologia do Senai São Paulo

17h: Perguntas dos participantes

17h30: Encerramento

Posição em 22.02 – Sujeita a alterações

Sobre a Plástico Brasil

Uma iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e da ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química, com organização e promoção da Informa Exhibitions, a Plástico Brasil será palco dos últimos avanços tecnológicos e tendências globais dos diversos segmentos que compõem a cadeia produtiva do plástico: instrumentação, controle e automação, máquinas, equipamentos e acessórios, moldes e ferramentas, produtos básicos e matérias-primas, reciclagem, resinas sintéticas, serviços e projetos técnicos e outros.

O evento vai receber uma visitação altamente qualificada de transformadores e profissionais da indústria do plástico, que atendem e atuam em diversos segmentos, como construção civil, automóveis e autopeças, agricultura, móveis, eletrônicos, instrumentos médicos, vestuário e calçados e eletrodomésticos, entre outros.

Realizadores

ABIMAQ – A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.800 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília.

Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

A Abiquim – Associação Brasileira da Indústria Química é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 16 de junho de 1964, que congrega indústrias químicas de grande, médio e pequeno portes, bem como prestadores de serviços ao setor químico nas áreas de logística, transporte, gerenciamento de resíduos e atendimento a emergências. A associação realiza o acompanhamento estatístico do setor, promove estudos específicos sobre as atividades e produtos da indústria química, acompanha as mudanças na legislação e assessora as empresas associadas em assuntos econômicos, técnicos e de comércio exterior. A entidade ainda representa o setor nas negociações de acordos internacionais relacionados a produtos químicos.

PLÁSTICO BRASIL – Feira Internacional do Plástico e da Borracha

Data: 20 a 24 de março de 2017

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo – SP)

Iniciativa: ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química.

Promoção e organização: Informa Exhibitions

www.plasticobrasil.com.br