ADIRPLAST discute o impacto da política nos negócios

A entidade convidou o economista responsável pela área de Sell Side do Banco Itaú,
Fernando M. Gonçalves, para debater como as eleições que acontecerão em outubro deste ano podem impactar os negócios

 Os associados da ADIRPLAST (Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins) participaram, no final de junho, em São Paulo, de encontro promovido pela entidade para discutir como a situação política do Brasil tem afetado os negócios no país. “Em 2017 não tivemos um grande volume, mas fechamos com resultados satisfatórios. Já em 2018 tivemos excelentes resultados em janeiro e fevereiro, mas em abril começamos a sentir que algo está fora dos trilhos. Com a paralização dos caminhoneiros, em maio, tivemos uma queda de 30% nas vendas. Estamos vivendo uma verdadeira montanha russa em nossos negócios”, explicou Laercio Gonçalves, diretor presidente da ADIRPLAST.

Para munir os participantes com informações que os ajudem a encontrar saídas para enfrentar a crise, o economista responsável pela área de Sell Side do Banco Itaú, Fernando M. Gonçalves, foi convidado para o evento. Segundo ele, a proximidade das eleições faz com que a analise das informações atuais e o planejamento de longo prazo sejam táticas importantes para qualquer empresário. “O Brasil passa por um processo de recuperação muito claro. Estamos com uma inflação baixa, mas a taxa de desemprego estagnou em abril [2018] e isso demonstra que a proximidade da eleição só deixará a recuperação do Brasil mais lenta”, explicou.

O economista também alertou sobre o alto câmbio no Brasil: “Quando falamos de câmbio já sabemos que sua alta é provocada por três fatores: dólar, diferencial de juros e, em parte, pela própria questão eleitoral. Com isso, também é possível dizer que a eleição tem o potencial de aumentar a inflação. Assim, precisamos aguardar até outubro”, analisou.

Apesar dos percalços, de acordo com dados apresentados pelo economista do Itaú, o PIB nacional em 2018 será a porcentagem de crescimento de 1,7 e de 2,5, em 2019. Já o desemprego deve manter a margem de 12,2 % este ano e cair para 11,8 no próximo.

Ante os números, o diretor vice-presidente da ADIRPLAST, Osvaldo Cruz, reforçou a importância dos associados: “Temos uma tremenda responsabilidade nas eleições, tanto como pessoa física como jurídica. Assim, temos que assumir a direção de nosso país e o papel de nossa entidade é o de fomentar essa discussão”, finalizou.

 A ENTIDADE

A ADIRPLAST tem como diretrizes o fortalecimento da distribuição, o apoio aos seus associados e a integração do setor de varejo de resinas plásticas, filmes de BOPP-PET e plásticos de engenharia. Seu objetivo é demonstrar a importância que os distribuidores têm para o setor e para o desenvolvimento do mercado brasileiro de plásticos. A entidade trabalha ainda para promover a imagem sustentável do plástico, melhorar a gestão financeira dos transformadores e ajustar o desordenamento tributário sobre a indústria.

 Atualmente, a entidade agrega empresas distribuidoras de resinas plásticas, plásticos de engenharia e filmes BOPP-PET que, juntas, tiveram um faturamento bruto de cerca de R$ 4 bilhões em 2017. Elas responderam por cerca de 12% de todo o volume de polímeros e filmes BOPP-PET comercializados no país.

 Credenciadas pelos fabricantes, essas empresas garantem ao cliente final a qualidade do produto e dos serviços de logística e financeiro. Além disso, contam com uma carteira de 7.000 clientes, em um universo de 11.500 transformadores de plásticos no Brasil. Para atendê-los, a entidade emprega 200 representantes externos e mantém 150 postos de atendimento, além de equipes de assistência técnica e de pós-venda.

 Empresas essenciais ao setor de plástico brasileiro, os distribuidores associados à ADIRPLAST são responsáveis pela emissão mensal de aproximadamente 25.000 notas fiscais e 80.000 duplicatas.

 Para mais informações, acesse www.adirplast.org.br e aproveite para cadastrar seu e-mail e receber informações sobre distribuição de resinas plásticas, filmes BOPP-PET e plásticos de engenharia.