Fórum Setorial dos Plásticos e Instituto de Engenharia promoveram o Seminário Internacional “Por um Mar Limpo”

O evento reuniu especialistas nacionais e internacionais, representante do Ministério do Meio Ambiente entre outros para abordar o combate ao lixo no mar.

A cidade de São Paulo sediou, no dia 12 de novembro, o Seminário “Por um Mar Limpo”. O objetivo foi o de abordar as ações e alternativas que estão sendo implementadas no Brasil e em outros países, como Estados Unidos, Argentina e Colômbia, para reduzir a entrada de resíduos nos mares, bem como contribuir para o desenvolvimento do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, que está em elaboração no Ministério do Meio Ambiente.

O debate sobre resíduos nos mares tem ganhado cada vez mais visibilidade em todo o mundo. O cenário requer o engajamento de todos os setores da sociedade para propor mudanças relevantes que ajudarão a mudar esse panorama.

O evento contou com a presença de importantes nomes do setor acadêmico, como o professor e pesquisador Alexander Turra, do Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo e integrante do Gesamp (The Joint Group of Experts on the Scientific Aspects of Marine Protection), grupo formado por representantes de dez países dos cinco continentes para conservação do ambiente marinho.

Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, um dos articuladores do Fórum – Por Um Mar Limpo, explica que o evento pretendeu contribuir com uma das metas previstas pelo Objetivo do Desenvolvimento Sustentável nº 14 (ODS-14), que determina: até 2025, prevenir e reduzir significativamente a poluição marinha de todos os tipos, especialmente a advinda de atividades terrestres, incluindo detritos marinhos e a poluição por nutrientes. “Além disso, vem colaborar com os compromissos voluntários para a proteção dos mares, assumidos pelos governos de diversos países, inclusive o Brasil, e por organizações internacionais da sociedade civil, durante a Conferência das Nações Unidas para os Oceanos, em 2017”, afirma Bahiense.

Sobre o “Fórum Setorial dos Plásticos – Por um Mar Limpo” – O “Fórum Setorial dos Plásticos – Por Um Mar Limpo” é um marco na atuação do setor industrial brasileiro para compreender a origem da poluição dos mares, articular entre diversos setores e propor ações para mitigar esse problema de grandeza mundial. Com ações de educação ambiental que envolvem diversos públicos o fórum tem atuado em níveis nacional e internacional, com o objetivo de contribuir com a mudança desse cenário.  Uma importante ação do Fórum foi o lançamento do “Manual Perda Zero de Pellets”, que visa auxiliar a cadeia produtiva dos plásticos e seus parceiros logísticos a reduzirem a perda de pellets plásticos que acabam chegando no ambiente marinho. O Manual pode ser obtido também no www.porummarlimpo.org.br.

O Fórum reúne até o momento 18 signatários: incluindo a própria Plastivida, Abief, Abiplast, Abiquim, Abrade, Adirplast, Braskem, Dow, Instituto Brasileiro do PVC, Instituto de Engenharia, Radicci, Simperj, Simpesc, Simplás, Simplavi, Sindiplast, Sinplast, Sinproquim. Conta com uma plataforma online que aglutina informações, reunidas desde 2012. (www.porummarlimpo.org.br).

Sobre a Plastivida – A Plastivida é o instituto socioambiental dos plásticos e atua de maneira colaborativa, por meio da educação ambiental, para disseminar informações precisas e científicas sobre os plásticos – suas propriedades, aplicações, reciclabilidade, além do uso responsável e descarte adequado – a fim de contribuir com o desenvolvimento social e ambiental. Para mais informações: www.plastivida.org.br