Henkel contribui para redução de um milhão de litros de água por ano em fábrica da Mercedes-Benz do Brasil

Tecnologia Prepalene-X reduz consumo de água e energia para tratamento de superfície da carroceria de caminhões

 A fim de garantir processos mais eficientes e sustentáveis, no final de 2015, a fábrica de caminhões da Mercedes-Benz em Juiz de Fora (MG) adotou a solução para tratamento de superfície de carroceria Prepalene-X, da Henkel. Com a substituição do produto tradicional, a montadora conseguiu economizar aproximadamente 1 milhão de litros de água por ano, além de reduzir o volume de produtos químicos necessários para o tratamento de efluentes e gerar uma economia de 20.000 kw por ano.

Esses resultados foram alcançados graças à inovação do condicionador líquido Prepalene-X, presente no processo de fosfatização da carroceria do caminhão, que prepara a superfície metálica para receber a pintura. Nesse processo, o chassi de aço passa por banhos em soluções químicas (desengraxante, condicionador e fosfato) e respectivos enxagues em grandes tanques.

A nova tecnologia Henkel permitiu um avanço na qualidade do banho de condicionador, que passou a demandar apenas 1/5 da energia necessária anteriormente. Isso porque deixou de ser necessário que a substância ficasse em constante circulação. Além disso, o Prepalene-X possibilitou que a solução diluída para o banho condicionante dure até oito vezes mais quando comparado a um condicionador tradicional, o que gerou redução do descarte de água e químicos.

“A Mercedes-Benz do Brasil trabalha em parceria constante com os seus fornecedores para adoção das melhores soluções para os seus processos produtivos. Priorizamos soluções, como a da Henkel, que tragam qualidade superior para os nossos veículos, como também contribuições significativas para um melhor processo produtivo e de menor impacto possível para o meio ambiente”, declara Carlos Santiago, vice-presidente de Operações da Mercedes-Benz do Brasil.

“Estamos orgulhosos em sermos parceiros da Mercedes-Benz em um projeto pioneiro que resulta em processos mais sustentáveis, eficientes e que no fim do dia, colaboram para aumentar a competitividade da companhia e um impacto menor para o meio ambiente”, explica José Carlos Baltazar, gerente técnico da Henkel.

Sobre a Henkel

A Henkel opera no mundo todo com um portfólio diversificado. A companhia é líder em três unidades de negócios nas áreas industriais e de bens de consumo devido às suas marcas fortes, inovações e tecnologias. A unidade de Adhesives Technologies é líder global no mercado para todos os segmentos industriais. Em suas unidades de Laundry & Home Care e Beauty Care, a Henkel está na liderança em muitos mercados e categorias. Fundada em 1876, a Henkel tem uma história de mais de 140 anos de sucesso. Em 2016, Henkel declarou vendas de € 18,7 bilhões e lucro operacional ajustado de € 3,2 bilhões. As vendas das três principais marcas de cada unidade de negócios  – Loctite, Schwarzkopf e Persil – somam mais de  € 6 bilhões. A empresa emprega mais de 50 mil pessoas – um time apaixonado e diverso, unido por uma forte cultura corporativa, um propósito comum de criar um negócio sustentável e valores compartilhados. Reconhecida como líder em sustentabilidade, a Henkel figura entre as mais altas posições em muitos índices e rankings internacionais. As ações preferencias da empresa estão listadas no índice DAX da bolsa de valores alemã.

Para mais informação sobre a companhia, acesse www.henkel.com

Sobre a Henkel Brasil

A Henkel está no Brasil há 61 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Beauty Care, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf Professional.  A Henkel Brasil conta com mais de 950 profissionais distribuídos nas plantas de Diadema, Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo.