Mangueiras coloridas evitam acidentes em postos de combustível

Lançada pela Lubmix, nova linha diminui chance de erro e aumenta segurança na hora do abastecimento

Uma solução simples para um problema que muita gente nem sabe existir. Desenvolvida pela Lubmix de uma tecnologia europeia, uma nova linha de mangueiras de abastecimento reduz a possibilidade de confusões na hora de abastecer um automóvel com determinado combustível. Ainda em fase de pré-lançamento, a empresa já vendeu 30% da primeira leva de produtos.

A ideia é identificar as bombas de cada substância com uma cor diferente. Diesel com mangueiras preta, gasolina, vermelha, e álcool, azul, por exemplo. “É surpreendente o quanto é comum erros no abastecimento, que em alguns casos podem ser até perigosos”, diz Rodrigo Sallum, diretor da empresa, que ressalta que o produto também é indicado para biodiesel, querosene, metanol e etanol, entre outros fluídos.

 

Quem está por detrás da inovação

A novidade acompanha um reposicionamento de mercado da companhia. Criada há cerca de seis anos como uma revendedora de equipamentos utilizados na lubrificação e abastecimento como bicos injetores, bombas e mangueiras, a Lubmix tornou-se uma marca própria no começo de 2018. A mudança aconteceu para superar uma dificuldade de crescimento. Mesmo com nome consolidado e uma carteira de clientes considerável, a competição com outras distribuidoras e a retração em setores como construção civil e mineração limitavam o futuro.

Com o sucesso da aposta, o faturamento da empresa dobrou e chegou a R$ 10 milhões. Os benefícios, no entanto, foram além de financeiros. “Primeiro tivemos que superar todas as dificuldades e imprevisibilidades da importação, mas logo percebemos que poderíamos oferecer um produto na mesma faixa de preço e de qualidade superior a diversas opções do mercado”, explica Sallum.

Para tanto, a Lubmix usa fornecedores americanos, chineses, europeus e indianos. Além disso, também passou a desenvolver projetos sob encomenda para alguns clientes. Uma montadora que testa o desempenho de carros nas estradas brasileiras com diversos combustíveis diferentes, por exemplo, pediu uma solução que permitisse substituir por completo o líquido no tanque do automóvel de maneira simples e eficiente.

Entre os principais compradores da marca estão o agronegócio, mineradoras, construtoras, distribuidoras e postos de combustíveis, transportadoras e usinas, entre outros. Hoje, 30% dos clientes são revendedores e, com a perspectiva de desburocratização e aquecimento econômico, a ideia é ampliar essa margem para, assim, chegar a um faturamento de R$ 24 milhões até 2020.

Sobre a Lubmix
Empresa especializada na venda de equipamentos de abastecimento e lubrificação. No final de 2017, a Lubmix lançou marca própria no Brasil, com equipamentos como bicos injetores, bombas e mangueiras. Além disso, desenvolve projetos para atender demandas específicas de clientes.