Plastipak Brasil entra em uma nova etapa estratégica de negócio com nova gestão e investimento de R$ 20 milhões

Companhia anuncia chegada de novo diretor geral e mudanças na infraestrutura da fábrica brasileira para aumentar competitividade no mercado nacional

A Plastipak, empresa referência em qualidade e tendências de embalagens plásticas rígidas, está investindo em um programa de reestruturação no Brasil com mudanças em sua gestão. Como parte do plano, Evandro Bernardes Pereira assumiu agora, neste mês de Setembro, o cargo de Diretor Geral, trazendo em seu portfólio mais de 20 anos de experiência no mercado de embalagens, sendo os 10 últimos voltados ao mercado Europeu.

“Estamos investindo aproximadamente R$ 20 milhões para continuarmos crescendo no Brasil. Estamos reformulando nossa estratégia, focando na otimização de nosso modelo de negócios para sermos mais competitivos no mercado e gerarmos parcerias ainda mais sólidas com nossos clientes”, destaca o executivo. A essência de toda essa readequação, segundo ele, está concentrada em dois pilares, que já estão no DNA da Plastipak: inovação e sustentabilidade. “Investir em Pesquisa e Desenvolvimento é a chave para o crescimento. Inclusive, estamos trazendo ao país nossas tecnologias globais, que reforçam nosso compromisso em buscar soluções completas por meio de produtos e processos que garantam a atratividade dos produtos dos nossos clientes e a preservação do meio ambiente”, destaca o executivo, que até então atuava como Diretor Geral da operação da Plastipak Romênia, onde triplicou o tamanho do negócio nos últimos anos.

Estão inclusos nesse processo, a expansão do centro de P&D e o preparo de novas linhas de produção em Paulínia, polo industrial de referência e estrategicamente localizado que abriga a sede nacional da empresa há mais de duas décadas e que conta com diversas certificações, tais como: IS0 9.001:2008 – Sistema de Gestão da Qualidade – e o ISO 50001:2011 – Sistema de Gestão da Energia, FSSC 22.000 – Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos e ISO 14.001:2005 – Sistema de Gestão Ambiental.

Pereira tem formação em Engenharia Mecânica Industrial e MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Babson College, instituição referência em empreendedorismo dos Estados Unidos. Agora, de volta ao Brasil, visa manter o alto padrão de produtividade e competitividade da companhia, ajustando a capacidade de produção para continuar abastecendo todas as regiões com alta qualidade.

“É preciso avaliar os fatores de competitividade para manter o negócio atrativo e o posicionamento sólido. Queremos continuar atuando com competência e traçando novos caminhos sem nos distanciar do nosso core business”, finaliza o novo diretor geral.

Dados para referência de mercado:

∙ O mercado brasileiro de embalagens movimentou R$ 60,6 bilhões em 2016, sendo 40% provenientes de embalagens plásticas

∙ Representa, aproximadamente, 1% do PIB nacional (referência: FGV/ABRE)

∙ Gera 216 mil postos de trabalho

∙ 80% dos produtos expostos no PDV utilizam apenas e exclusivamente a embalagem como forma de divulgação (referência: POPAI Brasil)

Dados para referência da Plastipak:

∙ Produz mais de 40 bilhões de embalagens por ano

∙ Possui mais de 1000 patentes ao redor do mundo

∙ Atende 137 indústrias e 225 marcas no Brasil

∙ Diversas gramaturas de preformas disponíveis que atendem embalagens de 50 ml até 20 litros

∙ Possui soluções em diversas categorias, tais como: alimentos, bebidas, produtos de limpeza e cuidados pessoais

∙ Ganhadora do Prêmio ABRE 2016 pelo desenvolvimento de garrafa de lácteos para Jussara Jump e pelo desenvolvimento do Pote de Maionese Heinz, que também foi vencedor do Prêmio WPO de embalagem.

∙ Ganhadora do Prêmio ABRE 2015 pelo desenvolvimento de garrafa em PET para leite UHT 100% reciclável para a marca Jussara e, também, pelo desenvolvimento de solução em PET para água sanitária.

∙ Desenvolvimento da embalagem Ninho Fruti da DPA/Nestlè, que resultou em uma das menores preformas disponíveis no mercado, reconhecida pelo Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira e pela World Packaging Organization em 2014.

Sobre a Plastipak

 A Plastipak é uma empresa referência em qualidade e tendências de embalagens plásticas rígidas no desenvolvimento de preformas, frascos e potes em resina PET e HDPE. Oferecendo soluções completas e inovadoras para os mercados de bebidas, alimentos, higiene pessoal e limpeza, industrial e automotivo, a Plastipak possui tecnologias exclusivas, tais como o PET Barriers, Thermoshape, DirectObjectPrint e Diamond Clear e Aerosol. Líder em inovações para a indústria de embalagens, com mais de 1.000 patentes ao redor do mundo, a empresa opera em mais de 43 fábricas, em 5 continentes. Com uma área de desenvolvimento e inovação exclusiva para o Brasil, os clientes Plastipak contam com a tradição e confiança de uma empresa global que completa 50 anos de mercado no próximo ano e com a dedicação e exclusividade do atendimento de um time local. Mais que uma solução completa em embalagens, a Plastipak cria produtos que inspiram escolhas e promovem soluções que envolvem marcas e corações. A Plastipak foi fundada em 1967 e está sediada em Plymouth, Michigan. 

 

Informações adicionais podem ser encontradas no site: www.plastipak.com