Ingersoll Rand alerta sobre cuidados com os sistemas pneumáticos

Qualidade do ar, vazão correta, manutenção dos filtros e lubrificação dos
sistemas e equipamentos são pontos de atenção

 A ARO, fabricante líder mundial de produtos de gerenciamento de fluidos e do grupo Ingersoll Rand, faz um alerta ao mercado sobre a importância de cuidar do sistema pneumático, parte fundamental de quase todos os processos industriais que operam com ar comprimido.

Na linha de produtos essenciais para o bom funcionamento do sistema pneumático, o filtro é um ponto de muita importância, pois é por meio dele que o ar que será utilizado na operação é purificado. “A qualidade do ar é primordial. Deve, obrigatoriamente, ser seco e limpo. Se o ar não for tratado, prejudicará o produto final, pode entupir uma bomba ou travar todo o sistema”, explica Fernando Santos, especialista em Fluid Power da ARO, divisão de gerenciamento de fluidos da Ingersoll Rand.

Outro ponto que merece atenção é que esse filtro deve ser instalado na etapa de pré-filtro e de pós-filtro, pois em diversos casos a empresa opera com um sistema antigo, com tubulação velha, que pode conter ferrugem, por exemplo, e, assim, contamina o ar comprimido. Por isso, explica Fernando, “é ideal que todo o sistema tenha filtros, com distâncias de até 3 metros, no máximo, pois em uma distância maior do que essa, o ar pode condensar e travar o equipamento ou a movimentação”.

Na linha de produtos da ARO também existe uma nova funcionalidade: um sistema de indicador de saturação, que orienta o operador sobre o tempo exato para a troca do filtro. “Visualmente não é possível saber quando o filtro deve ser trocado, mas com este sistema o filtro muda de verde para vermelho e é aí que deve ser feita a troca. Este item é opcional, porém recomendo o uso para evitar que o filtro em condições ruins prejudique a qualidade do ar”, ressalta Fernando.

Outra questão de extrema importância, não apenas para o sistema de ar comprimido, mas também para todos os equipamentos pneumáticos, é a lubrificação. Além de evitar a deterioração prematura dos produtos, principalmente ocasionados pelo atrito e pela corrosão, a lubrificação ainda facilita os movimentos dos equipamentos, minimizando a danificação dos mesmos.

O lubrificador recebe o ar comprimido em forma de névoa, transfere para uma câmera de gotejamento e regula o ar, avaliando se necessita ter mais ou menos óleo. “Hoje, muitas empresas já produzem equipamentos com a opção de lubrificação permanente. Mas, o sistema de ar comprimido, por exemplo, precisa ter a lubrificação como funcionalidade, para garantir a boa qualidade do ar. É um serviço que deve ser feito de forma adequada e com controle, caso contrário pode causar obstáculos na passagem do ar e problemas nas guarnições, entre outros”, ressalta Fernando.

É fundamental também olhar com atenção para a regulagem exata da pressão. O regulador calcula a vazão de pressão do ar, ou seja, a pressão de trabalho da máquina, a pressão com que o ar comprimido irá sair para movimentar um produto ou um equipamento. “A vazão do ar está diretamente ligada à produção. Quanto maior a vazão, mais ar é liberado e maior é a velocidade da produção. Em uma indústria PET, por exemplo, quanto maior for a pressão do ar, maior é a velocidade que o ar percorre e um número maior de garrafas serão produzidas em um tempo determinado”, exemplifica Fernando.

Apesar de ser um produto que não necessita de manutenção constante, o regulador, em perfeito funcionamento, faz com que a operação não tenha prejuízos. “É preciso, nestes casos, ficar atento para o número de vazamentos que existem no sistema. Se a vazão do ar está sendo maior e a produção menor, o ar está se perdendo no caminho”, alerta Fernando. “Fizemos um estudo e temos como cálculo de base que se um sistema tiver com 10 furos de 1mm cada, em uma operação de 8h/dia, o prejuízo desta indústria pode chegar a R$ 60 mil em um ano”.

Por isso, a ARO busca sempre orientar e acompanhar o serviço dos industriais que utilizam seus produtos. Também realiza, com frequência, seminários e debates para estreitar o relacionamento com seus representantes, parceiros, clientes e consumidores finais, além de facilitar a comunicação para que tirem dúvidas e consultem as melhores soluções.

“Podemos oferecer uma consultoria completa para o negócio, avaliar onde estão os vazamentos, levantar um diagnóstico e também realizar a manutenção dos equipamentos em menos tempo e com mais facilidade”, explica Fernando. Dentre esses valores, a ARO prioriza, em especial, a segurança dos clientes. E, para isso, criou uma válvula de partícula suave que bloqueia a saída do ar comprimido no sistema com um cadeado. “Seja para uma pausa programada ou não, evita que alguém, que não esteja avisado, ligue o equipamento e cause algum acidente, além das situações em que o sistema fica aberto, perdendo ar comprimido, pressão e produção”, conclui.

Sobre a ARO®

A ARO® é fabricante líder mundial de produtos de gerenciamento de fluidos projetados para oferecer desempenho e facilidade de manutenção, permitindo aos clientes alcançar o melhor custo total. Durante 85 anos, a ARO® ajuda seus clientes a resolver seus desafios de gerenciamento de fluidos mais complexos para manter seus negócios em movimento. Para mais informações sobre a ARO®, visite www.AROzone.com.

 Sobre a Ingersoll Rand®

A Ingersoll Rand® (NYSE: IR) promove a qualidade de vida criando ambientes confortáveis, sustentáveis e eficientes. Nossos colaboradores e nossa família de marcas – Club Car®Ingersoll Rand®Thermo King® e Trane® — trabalham juntos para melhorar a qualidade e o conforto do ar em casas e edifícios; transportar e proteger alimentos e perecíveis; e aumentar a produtividade e eficiência industriais. Somos uma operação global de US$ 14 bilhões, comprometida com um mundo de progresso sustentável e resultados duradouros. Os produtos da Ingersoll Rand® vão desde sistemas de ar e gás comprimido e serviços até serviços de ferramentas pneumáticas, manuseio de materiais e sistemas de gerenciamento de fluídos. Os produtos, serviços e soluções inovadores e diversificados melhoram a eficiência energética, a produtividade e as operações de nossos clientes. Para obter mais informação, visitewww.ingersollrand.com ou www.ingersollrandproducts.com